Diagramas

Um diagrama é a representação gráfica de um conjunto de elementos, geralmente representados como gráficos de vértices (itens) e arcos (relacionamentos). São desenhados para permitir a visualização de um sistema sob diferentes perspectivas, ou seja, um diagrama constitui uma projeção de um determinado sistema. Em todos os sistemas, com exceção dos mais triviais, um diagrama representa uma visão parcial dos elementos que compõem o sistema. O mesmo elemento pode aparecer em todos os diagramas, apenas em alguns (o caso mais comum) ou em nenhum (caso mais raro) (BOCK, 2005).
SysML reutiliza alguns diagramas da UML de forma idêntica, aplica alterações em alguns e propõe outros novos, conforme demonstrado na figura abaixo.


 Diagrama de Taxonomia SysML
Fonte: WEILKIENS, 2007

Os diagramas da SysML são divididos em três grupos: Diagramas estruturais, diagramas comportamentais e diagramas transversais. 

  • Diagrama de Atividades: usado para demonstrar através de fluxos de entrada, saída e controle, o comportamento.
  • Diagrama de Sequência: utilizado para representar as interações entre objetos através de mensagens. Mensagem é o serviço solicitado por um objeto a outro, e a respectiva resposta da solicitação.
  • Diagrama de Máquina de Estados: tem o propósito de exibir o comportamento do sistema como seqüências de estados que um componente ou uma experiência de interação apresenta em resposta a eventos.
  • Diagramas de Caso de Uso: usado para representar as funcionalidades propostas para o sistema. Casos de Uso descrevem as interações entre usuários do sistema e o próprio sistema.
  • Diagrama de Definição de Blocos: é utilizado para definir as características dos blocos em termos de características estruturais e comportamentais, e as relações entre os blocos, tais como a sua relação hierárquica. Extensões do diagrama são utilizadas para definir restrições paramétricas e também para mostrar uma hierarquia das atividades.
  • Diagrama de Bloco Interno: é usado para descrever a estrutura interna de um bloco em termos de como as suas partes estão interligadas.
  • Diagrama Paramétrico: representa as restrições entre os elementos estruturais, as restrições são criadas a partir de sistemas equações.
  • Diagrama de Pacotes: descreve os pacotes ou partes do sistema dividido em agrupamentos lógicos mostrando as dependências entre eles, ou seja, pacotes podem depender de outros pacotes. Podem ser utilizados para ilustrar a arquitetura de um sistema - as camadas, subsistemas, pacotes, etc. São também usados para definir extensões da linguagem SysML, chamados perfis.

  • Diagrama de Requisitos: utilizado para representar hierarquias entre requisitos ou mostrar uma exigência individual e sua relação com outros elementos do modelo. Ao invés de representar os requisitos apenas como texto ou mesmo acompanhado por figuras, como é feito tradicionalmente, SysML permite a representação de requisitos como os elementos do modelo.