Exemplo de Modelo

A seguir um exemplo de um modelo em SysML. É um modelo simples, que mostra as propriedades e atividades que envolvem um veículo esportivo híbrido, movido a gasolina e eletricidade. Através deste modelo podemos observar o poder e a completude de SysML.

Diagrama de Pacotes 
Neste primeiro diagrama do modelo são mostradas as partes do sistema agrupadas de forma lógica, é uma maneira de subdividir o modelo em camadas. Cada um dos pacotes pode ser expandido para dar origem a outras partes, como subsistemas e mais pacotes.


Diagrama de Definição de Blocos
O diagrama de definição de blocos tem a responsabilidade de mostrar as características estruturais e comportamentais, assim como as relações entre os blocos. Neste exemplo do modelo podemos observar que o veículo pode ter de 0 à 4 passageiros, além do motorista, e que a velocidade será medida em Km por hora, etc.

Diagrama de Requisitos
O diagrama de requisitos é um dos diagramas novos da SysML em relação à UML. Nele são especificados requisitos que o automóvel deve atender, como desempenho, conforto, segurança. Cada um destes requisitos pode ser subdivido em outros como espaço, vibração e ruído no caso do conforto, por exemplo.



Diagrama de Caso de Uso
O diagrama de caso de uso é um dos diagramas UML que foram mantidos sem alterações. Neste modelo em questão podemos observar o que um ocupante do veículo pode entrar ou sair do mesmo, pode controlar os acessórios do automóvel e caso o ocupante for um motorista ele pode ainda dirigir o automóvel, o que não pode ocorrer se ele for um passageiro.




Diagrama de Sequência
O diagrama de sequência serve para representar as interações entre os objetos através de mensagens. Mensagem é definida como o serviço solicitado por um objeto a outro, e a respectiva resposta. Aqui podemos ver que o motorista é responsável por ligar a ignição, passando então uma mensagem ao veículo que será ligado.



Diagrama de Máquina de Estados
Este diagrama mostra o comportamento do sistema através de sequências de estados que ocorrem em resposta a um evento ou uma operação. No exemplo, podemos observar que estando no estado Veículo Desligado, a operação Ligar Ignição leva ao estado Veículo Ligado, assim como para o veículo ir para Frente, o motorista deve Selecionar Marcha quando o veículo estiver no estado Neutro.



Diagrama de Atividades
O diagrama de atividades visa mostrar o comportamento do sistema através de fluxos de entrada, saída e controle. Aqui temos detalhada a atividade denominada Aceleração, onde de acordo com a entrada fornecida pelo motorista e as condições do veículo, é gerada a energia que irá alimentar o mesmo, lembrando que aqui consideramos um veículo híbrido.



Diagrama de Bloco Interno
O diagrama de bloco interno tem a função de descrever a estrutura interna de um bloco. No nosso modelo mostramos a estrutura interna do Subsistema de Energia. Podemos observar que os comandos originários do Controlador de Energia Elétrica, da Transmissão e do Motor de Combustão Interna são interligados por um barramento chamado CAN_Bus e então repassados para a Unidade de Controle de Potência.


Diagrama Paramétrico
Por fim temos o diagrama paramétrico, que representa as restrições entre os elementos estruturais. Estas restrições são criadas a partir de sistemas de equações. Podemos observar que a velocidade depende da aceleração, ou que a potência influencia na velocidade, por exemplo.